
O escritório de Perkins+Will foi escolhido para projetar um novo complexo esportivo de uso misto em Dubai. O elemento central do equipamento será o estádio Mohammed bin Rashid, com capacidade para 60.000 pessoas, que, quando completo, será o maior estádio dos Emiratos Árabes Unidos. Outros equipamentos incluirão salas de treinamento, um campo de treinamento, áreas de aquecimento, estacionamento para 5.000 carros, um museu e um centro de esportes multifacetado, lojas, restaurante e praças públicas.

Perkins+Will estava determinado a criar um estádio como nunca havia sido construído antes, porém, que se relacionasse com seu contexto ao empregar uma estética de inspiração regional. Para fazer com que a estrutura tivesse uma área mínima de projeção e para criar uma praça sombreada, o campo foi elevado 18 metros acima do solo. Uma arquibancada se eleva a partir daquele nível, apoiada por um conjunto de colunas em forma de V. A estrutura inteira é então envolta por uma pele permeável que permite o fluxo do ar, ao mesmo tempo que bloqueia a entrada do sol e de areia não-desejada.


Um espelho d'água sob o estádio cria uma bacia termal natural, refrigerando o ar que entra no estádio, enquanto a praça pública utiliza a sombra das árvores e da vegetação para bloquear o sol quente e mitigar os ventos quentes.
O campo de jogo do Mohammed bin Rashid Stadium é projetado no padrão FIFA, com campos adicionais ao redor do estádio aprovados pela FIFA para treinos e recreação. O projeto é parte da iniciativa “Sports Innovation Lab” de Dubai, um programa governamental que visa intensificar o perfil do país como destino esportivo internacional.



Como gestora do projeto, a Perkins+Will será responsável pela arquitetura, projeto de interiores, planejamento urbano e paisagismo. O projeto está atualmente em fase de projeto.



Architects
Localização
Dubai - United Arab EmiratesArchitect in Charge
Perkins+WillLead Designers
David Dymecki, Stephen SeftonAno do projeto
2016Fotografias
Cortesia de Perkins+WillÁrea
120000.0 m2











